Musical Exaltai – e o Canção de Paz [antigo]

Em sua 2ª Versão, a união dos Grupos de Louvor da igreja – intitulado ‘Grupo Comunhão’ – apresentou, no dia 27/12/2015, o Musical “EXALTAI”.

Inserido especialmente na programação, o Conjunto Canção de Paz [antigo] marcou, com brilhantismo, sua participação, onde 18 ex-integrantes entoaram 4 belos hinos em Louvor a Deus, sob a orientação do pianista e compositor Jessé de Oliveira Brito.

No início do Culto Festivo, após saudação, o Pr. André orou em favor da programação. Depois leu Apocalipse 5:1-14. Cantou com a igreja dois hinos, sendo o primeiro SH nº 248 – “Louvamos-te” (Vídeo 01). A seguir, passou a palavra ao Pr. Alexandro (Vídeo 02) que, após orar, deu a oportunidade ao Conjunto Canção de Paz [antigo].

   


Veja a seguir, na íntegra, o relato da participação histórica do Canção de Paz [antigo] no Musical “EXALTAI”

O terceiro reencontro do Conjunto Canção de Paz, envolvendo antigos integrantes que por ele passaram na década de 1970, aconteceu naquele dia 27/12/2015 em nossa igreja, por ocasião do Musical “EXALTAI”, organizado pelo Grupo Comunhão (local), juntamente com o Pr. Auxiliar André Moraes.

O Pianista e Compositor Jessé de Oliveira Brito – usando da Palavra introdutória ao saudar a igreja – expressou sua felicidade, alegria e gratidão ao SENHOR, que é digno de ser honrado e glorificado através da participação, neste Culto, do antigo Conjunto Canção de Paz. Ele parabenizou o Grupo Comunhão e o Pr. André “pela iniciativa de fazer um Culto de Louvor e Gratidão ao SENHOR, e isto é maravilhoso, porque Ele é digno de ser honrado e glorificado”.
Dos 18 ex-integrantes do Conjunto presentes ao Musical, apenas um participa do atual Canção de Paz: o tenor Presb. Evaristo Júnior.
Jessé situou este antigo Conjunto ao lembrar que ele surgiu na década de 1970, tendo atuado entre os anos de 1977 a 1985. Atualmente o Canção de Paz é regido pela musicista Zilmar Andrade.
Jessé destacou que, particularmente, gosta muito do atual Canção de Paz, dos louvores que ele entoa, e estendeu sua simpatia aos demais Grupos de Louvor da igreja, e pela união deles que está sendo representada nesta noite (27/12/2015).
Jessé Brito lembrou que os ensaios aconteciam todos os sábados a tarde e no domingo, após a Escola Dominicale que a participação do Conjunto se dava todos os domingos, nos cultos da noite. Ele frizou também que se todos os ex-componentes estivessem presentes totalizariam cerca de 50 pessoas [cantores].
A ausência da maioria deles se deu pelo fato de morarem noutras cidades, o que dificultou os contatos para o convite deste terceiro reencontro, também porque alguns fazem parte de outras igrejas. Disse Jessé também que ‘esses jovens’ [‘cinquentões’] “faziam parte da Mocidade da igreja”“Muitos deles são filhos de irmãos [membros e congregados]; de Presbíteros; de Diáconos da igreja. “Temos aqui Áurea Ximenes, neta do Pr. João Clímaco Ximenes, que foi um dos grandes pastores desta igreja os mais antigos sabem disso”. Por conseguinte, “Áurea é sobrinha do Pr. Alexandre Ximenes” – disse Jessé.
Muitos dos ex-integrantes do Canção de Paz saíram para o Ministério específico. Dentre eles o Pastor Fábio Motta, que pastoreou a igreja Presbiteriana e, atualmente, pastoreia em Portugal. Também o Pr. Lourinaldo Motta – pastor atualmente em Recife – é um ex-integrane do Canção de Paz. Ambos são filhos da Professora Vera Barreto Motta e do irmão Lourinaldo. No Paraná estão duas ex-integrantes, Valdívia e Valéria – Missionárias filhas da Prof.ª Vera Motta.
“O Pr. Fernando Moura, ex-integrante do Canção de Paz, foi Missionário na África e hoje é Missionário na Austrália”, onde reside com sua família: esposa, dois filhos e uma filha. “Sérgio Lopes, um dos cantores mais conhecidos aqui no Brasil, na atualidade, é um ex-integrante do Conjunto e também cantou conosco neste Grupo”.
Davi Amado, hoje Pastor, presente neste terceiro reencontro, além de ex-integrante do Conjunto, atuou muito como Presidente da Mocidade desta igreja. Hoje ele desenvolve um trabalho eclesiástico juntamente com o Pastor Paulo Marinho, que também veio prestigiar este evento.
Jessé disse que as pessoas citadas, dentre outras, têm exercido seu Ministério noutras igrejas, fazendo a obra do SENHOR. Elas têm permanecido com sua fé em Jesus. Ele aproveitou para dizer que, 16 anos após o segundo reencontro, foi dado o privilégio e a honra da oportunidade para este terceiro reencontro, neste templo, crescendo em fé, em graça e sabedoria. Ele agradeceu aos que atenderam ao convite para esta formação de hoje e frizou que alguns estão atualmente na Capelania Hospitalar, bem como no Coral [Robert Kalley] da igreja .
Jessé agradeceu aos pastores que fizeram o convite, ao inserir o Canção de Paz [formação antiga] na Programação especial deste Musical “EXALTAI”, com o Grupo Comunhão. Agradeceu pela vida da igreja, e “que o SENHOR Jesus seja Exaltado nesta noite – porque só Ele é Digno de toda Honra, de toda Glória e de todo o Louvor” – disse ele.
Cauteloso em suas palavras, o pianista Jessé acrescentou que sua esposa Josilene estava inserida no Conjunto (ainda que não tenha feito parte dele), “por ter sentido no coração o desejo de louvar com eles” Foi aceito o pedido por ter sido um pedido “que Deus colocou no coração dela” “e que ela estaria fazendo parte hoje deste Louvor com o Canção de Paz”. “E que Deus abençoe a cada um, e espero que esses louvores subam ao Trono da Glória de Deus” – disse ele.

Acreditamos que o relator expressou em suas palavras o sentimento dos 18 ‘cinquentões’ que ali estavam a postos – e dispostos – a reviverem aqueles momentos de louvor a Deus do pretérito Conjunto Canção de Paz.

Foram entoados quatro hinos que elencamos a seguir:
1. Há um Lugar para todos entre a Família de Deus;
2. Foi Jesus quem minha vida mudou;
3. Que Paz, Que Paz, em Cristo Encontrei;
4. Celebração e Louvor.

Formação do Conjunto Canção de Paz no Terceiro Reencontro:

Contraltos:
1. Áurea Ximenes  /  2. Elzer Moura  /  3. Benilde  /  4. Ivonete  /  5. Nazaré

Sopranos:
1. Miriam Eloy  /  2. Carolina  /  3. Valéria  /  4. Lúcia  /  5. Josilene Oliveira (convidada especial)

Tenores:
1. Davi Amado / 2. Evaristo Júnior / 3. Valmir Rocha / 4. Edmilson Dias

Baixos:
1. Jessé Cavalcante / 2. Ademir / 3. Marcelo Moura / 4. Jessé Brito (Solista e pianista).

Assista, a seguir, a entrada do Conjunto e o relato do pianista Jessé (Vídeo 03) e os 4 hinos (Vídeo 04) cantados pelo Canção de Paz [antigo]

   


A seguir, o Pr. Samuel orou pelos aniversariantes Presb. Fábio Severiano e Natan (4), e pelo casal Natanael e esposa, pelos 60 anos de casamento (Vídeo 05). Apresentação da pequena Mariane (3 meses) – (Vídeo 06)

   


Fotos do início do Culto [Clique na Imagem para Ampliar]

 


   

Clique no centro da Imagem abaixo para ver Slide Show

Alex fala, no Musical "EXALTAI" - dia 27/12/2015

   

Clique no centro da Imagem abaixo para ver Slide Show

Pr. Samuel, no Musical "EXALTAI" - dia 27/12/2015

Assista, a seguir, a Pregação da Palavra com o Pr. Samuel

Ao final do Culto, irmãos expressam muita alegria ao se reencontrarem [Clique na Imagem para Ampliar]

Com Carinho, O Editor