“Tinha tudo pra dar errado”

Quando eu leio a história do jovem Timóteo, passo a refletir sobre a sua vida, e vejo que tinha tudo pra dar errado: Muito jovem, os pais com divergências de religião, talvez um relacionamento difícil pelo fato de sua avó morar com a família, ele tinha uma enfermidade e etc. Ele poderia ser um jovem rebelde e arranjar várias desculpas, mas Timóteo sempre ouviu os ensinamentos proferidos pela sua mãe e sua avó, e assim torna-se um jovem educado, obediente e o mais importante: temente a Deus.

            O apóstolo Paulo conheceu Timóteo numa cidade chamada Listra e decidiu levá-lo em sua próxima viagem. Timóteo era meio judeu, mas não era circuncidado. Então, para evitar escândalo entre os judeus, Paulo circuncidou Timóteo (Atos dos Apóstolos 16:1-3), isso demonstra obediência, e mostra que ele submeteu-se a uma mera formalidade, e não criou obstáculo para seguir a Cristo. Timóteo se tornou um companheiro frequente de Paulo em suas viagens. Timóteo visitou igrejas em vários lugares, ensinando, encorajando e trazendo notícias. Paulo confiava em Timóteo e o recomendava às igrejas, porque ele era fiel e responsável, apesar de ser jovem (1 Coríntios 16:10-11). Timóteo se tornou como um filho para Paulo.

           Queridos irmãos, não vamos criar desculpas que dificultem a nossa caminhada na vida Cristã, as vezes queremos ser vítimas do sistema, nos menosprezamos, levando-nos a um status de “coitadinho”; pra Deus isso NÃO FUNCIONA, precisamos está agradecendo a Deus por tudo que Ele tem feito por nós; não olhe as circunstâncias, não olhe as dificuldades, lembre-se do exemplo de Timóteo.

Quando você imaginar que algo tem tudo pra dar errado, lembre-se: com Deus você é maioria, e tudo dará certo.

Pr. Enilson Barros

O Editor