“Unidade que gera bênção – Salmos 133

Não há como negar: as maiores ações de Deus sobre o seu povo está na unidade dos seus próprios filhos.

Este ensinamento está muito explícito nas cartas de Paulo quando expressa a importância da unidade no corpo de Cristo (Efésios 4: 3, 13 / 1 Coríntios 12:12), quando os dons são distribuídos pelo Espírito Santo para uma finalidade da edificação (1 Coríntios 14.1 2). É evidente a importância da unidade.

Neste Salmo, Davi exemplifica como:

1 – Bom (vs. 1): Ele não está falando apenas de um ajuntamento de pessoas que torna um ambiente agradável, não de um sentimento provocado por alguma circunstância, nem algo passageiro, mas, de um estado, de algo magnífico quando irmãos não somente no corpo, mas também em mente, buscam a qualidade de ser um, de ser único.

2 – Agradável: Neste sentido, coloca como algo prazeroso; não é apenas matéria de cálculo para se saber quão vantajoso é o encontro de pessoas, mas como deleitoso é saber que a ação dos irmãos em buscar unidade torna o ambiente harmonioso.

3 – Como óleo precioso (vs 2): A unidade é comparada ao Óleo; sabemos que o óleo biblicamente tem sua importância e relevância. O óleo era valioso (Mc 14:5), saudável (Mt 6:17,18), usado como medicamento (Tg 5.14), usado como produto fino de beleza nas cortes (Et 2:12), remédio para ferimentos (Is 1:6) e elemento para a consagração de sacerdotes e reis (Ex 30:30; 1Sm 10:1).

Ele, nesse verso, compara unidade à importância da Consagração de um sacerdote.

4 – É como orvalho (vs 3) – Aqui ele está dando conotação de que é como provisão, ideia do suprimento e do refrigério necessário ao povo. Provisão que vem de um canto (Hermon) para outro (Sião).

Buscar unidade, ser unido é uma ação daqueles que sabem da Importância de ser corpo, de ser servo.

Aqueles que receberam de Cristo salvação, foram regenerados por Ele, conhecem o que é Reino de Deus e não o reinado pessoal.

A unidade do corpo de Cristo, dos filhos de Deus, atrai a BÊNÇÃO DE DEUS (vs 3b).

Pr. André Moraes


O texto acima será Publicado no Boletim Semanal nº 1117, de 12/03/2017

O Editor