“Um desafio de última hora”

Prestes a completar 11 anos dedicados a Missões pela Jocum –inclusive com passagem por países da África– a Missionária Adelina Torquato continua obedecendo ao ide do SENHOR Jesus. Ela participou de um treinamento no último mês de novembro/2016 em Ponta Grossa – Paraná, onde conheceu mais uma ferramenta de comunicação da língua portuguesa. Confira a seguir… 

Olá, graça e paz!

Venho, através desta comunicação, compartilhar acerca de uma ferramenta inovadora para alfabetização chamada UniSkript. Essa ferramenta está sendo muito usada em muitos lugares do mundo, e agora chegou ao Brasil através de uma parceria com a JOCUM. Dia 13 de Novembro/2016 aconteceu um treinamento no Município de Ponta Grossa – PR. Essa ferramenta será aplicada para alfabetização na língua Portuguesa e eu fiz parte daquela turma, o que foi para mim um grande desafio!

MAS AFINAL, O QUE É O UNISKRIPT?

Uma explicação simplificada: UniSkript é uma forma de ensinar alfabetização usando um sistema de símbolo “fônico” (como um alfabeto) que claramente representa a forma como todos os seres humanos usam suas bocas para falar, e é fácil de aprender.

O Uniskript é intuitivo e pode ser transmitido de um aluno para o outro, numa população analfabeta ou semianalfabeta de pessoas em um grupo de linguagem comum.

Observações de campo, durante um período de cinco anos, em 7 línguas distintas, viram alguns analfabetos entenderem como a leitura funciona após 3 horas de instrução em Uniskript — alguns em menos tempo. Em 2015, os alfabetos de Uniskript foram desenvolvidos em mais de 40 línguas, e ensaios de campo foram iniciados em alguns.

Com essa ferramenta, poderemos ser mais efetivos no trabalho em comunidades e cidades do interior do nosso país que têm uma população grande de analfabetos ou semianalfabetos, levando mais dignidade ao nosso povo. A alfabetização de pessoas com essa ferramenta acontece num tempo hábil bem menor do que o convencional; em alguns casos, em até duas semanas. Ela também serve para o ensino da Língua Portuguesa para a população de imigrantes estrangeiros que tem crescido em nosso país.

Veja alguns vídeos explicativos:
https://www.facebook.com/jocumponta/videos/665011087000934/
https://www.facebook.com/jocumponta/videos/665011063667603/

O DESAFIO:
Fiz parte desse treinamento de uma semana, com um custo total de R$ 430,00 mais transporte de Curitiba a Ponta Grossa. A data de início foi 13 de Novembro/2016.

Um forte abraço.
Sua irmã em Cristo,
Adelina Torquato.

Deus esteja contigo… sempre!

CONTRIBUIÇÕES:

                    BRADESCO                     CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

                    C/C: 0625091-2              C/ Poupança: 00293248-8

                    AG.: 0049-3                     AG.: 0041    OP.: 013

O Editor