“Quando Jesus está em casa” (Mc 2:15)

Lar é uma palavra que soa bem aos nossos ouvidos. Como é gostoso um lar onde Deus reina!

Ao estudarmos a Bíblia Sagrada aprendemos que Deus, desde o início, sempre teve preferência por se manifestar em “casas” em ambientes familiares. Em “casa” e “ao redor das famílias” foi o palco onde se desenvolveu a maior parte do ministério de Jesus. Em Jerusalém a igreja, conforme Atos dos Apóstolos, se reunia no templo e de “casa em casa” (Atos 2:46). Paulo saúda a igreja que se reúne na casa de Priscila e Áquila (Rm 16:3-5). O texto (Marcos 2:1-5) que lemos, nos mostra claramente que diferença faz “Quando Jesus está em nossa casa.
igreja_comunidadeO NOSSO LAR É UM LUGAR DE AFLUÊNCIA – [v.2].
e logo correu a notícia que ele estava em casa. Muitos afluíram para ali
A notícia de que Jesus estava naquela casa atraiu muitas pessoas, pois embora Jesus estivesse no início de seu ministério, muitos já sabiam que Jesus tinha poder para fazer. Quando Jesus está presente o ambiente é de fé, confiança e alegria. As pessoas gostam de estar em lugares assim. A casa estava cheia, e Jesus anunciou a Palavra – [v.1,2].
O NOSSO LAR É UM LUGAR DE ESPONTANEIDADE, CRIATIVIDADE E AJUDA MÚTUA – [v. 4].
“E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao que ele estava e,  fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente.
Diante do obstáculo eles não recuaram. Foram perseverantes, criativos e unidos na busca de uma estratégia para alcançar seus objetivos. A presença de Jesus nos motiva a transpor obstáculos e superarmos os limites para não somente resolver nossos problemas, mas também para abençoar a vida de outros. “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp. 4:13).
085622igreja_primitivaO NOSSO LAR É UM LUGAR DE CURA DAS CICATRIZES EMOCIONAIS, ESPIRITUAIS, FÍSICAS E MORAIS – [v. 5].
Quantas feridas causadas pelos ressentimentos, palavras, ofensas
“Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.
Embora esperassem apenas a cura física, ele recebeu muito mais: – recebeu a cura espiritual, a salvação da alma. Jesus não quer somente melhorar a vida das pessoas, ele quer salvá-las integralmente. “Corpo e alma”. Não podemos nos esquecer que a nossa missão é compartilhar Jesus como Salvador para as pessoas. Nesse sentido nossa missão se assemelha ao que fizeram aqueles quatro homens levando o paralítico até Jesus. Precisamos levar as pessoas para Cristo.

O NOSSO LAR É O LUGAR DOS SONHOS, DE ALIMENTAR ESPERANÇAS REAIS QUANTO AO FUTURO, DO ENCORAJAMENTO AMOROSO E SINCERO – [v. 12].
Provavelmente aquele paralítico não tivesse muitas esperanças quanto ao futuro.
Numa visão meramente humana suas chances de mudanças eram nulas. Ele era paralítico, incapaz, inativo
No entanto, ao encontrar-se com Jesus, suas esperanças renasceram. As palavras de Jesus curaram sua vida. Ele agora poderia sonhar novamente. As palavras de Jesus o encorajaram a se “levantar” e o leito – que era o símbolo das suas limitações e frustrações – agora torna-se símbolo da sua vitória, para testemunho do que Jesus fizera, e para glória de Deus.

O LAR ONDE JESUS ESTÁ É “REPLETO DE SONHOS” E NÃO “CEMITÉRIO DE ESPERANÇAS”.
A vitória do Senhor reina sobre nossas vidas! A semelhança do que ocorreu naquela casa conforme registra Marcos, NÓS TAMBÉM PODEMOS EM NOSSAS CASAS EXPERIMENTAR A MARAVILHOSA DIFERENÇA QUE FAZ COM A PRESENÇA DE JESUS. Que mudança Jesus tem realizado em tua casa? Em tua vida? Quer experimentar a gloriosa mudança do Senhor em sua vida? Mantenha firme sua casa em Cristo Jesus. Não esqueça também que a Igreja é a extensão de sua casa, pois cada membro, congregado, visitante – estão reunidos como família de Cristo.

Pr. André Moraes

Texto publicado no Boletim semanal nº 1061, de 14/02/2016


Assista ao Vídeo relacionado ao Texto acima.ALGUÉM COMO EU” – Cantor e compositor Stênio Március – Ao Vivo, na 14ª Consciência Cristã

O Editor