“O esquecimento dos Dons do Espírito – 1 Coríntios 12:1-11”

Não podemos negar que o esquecimento ou a negligência concernente aos Dons do Espírito Santo é evidente nas Igrejas. Não falamos e nem tão-pouco temos buscado os Dons.

Sabemos que os Dons Espirituais têm sua imensa relevância no corpo de Cristo (Igreja) para edificação do mesmo; e o mais interessante que não existe posição hierárquica, nível social ou intelectual para receber os Dons; é dado pelo Espírito Santo aos membros do Corpo de Cristo. Os Dons Espirituais têm finalidade para um fim proveitoso (vs 7); não há intenção de tornar as pessoas orgulhosas, poderosas ou melhores que as outras; cada um dos dons tem uma diversidade nas realizações, porém só tem um Deus para operá-los, “DEUS” (vs 6). Há uma necessidade urgente das Operações dos Dons no meio do povo de Deus.

Precisamos do Dom da PALAVRA DA SABEDORIA, para falar com entendimento de Deus, nos ajudando a solucionar problemas difíceis, conflitos, nos aconselhamentos.  (vs 8).

Devemos buscar também o Dom da PALAVRA DA CIÊNCIA (conhecimento). Este dom nos traz o conhecimento, entendimento das coisas da maneira que Deus as entende. (vs 8).

Em um mundo desacreditado precisamos do Dom da . Este dom que nos faz receber de uma forma sobrenatural os milagres de Deus em nossa vida, crê que as impossibilidades se tornam possíveis, que as coisas inacreditáveis tornam acreditáveis. (vs 9).

Sabemos que hoje a tecnologia cresce, remédios e mais remédios surgem, mas por que não buscar os DONS DE CURAR, dom dado pelo Espírito Santo para efetuar de várias formas a cura no corpo de qualquer tipo de doença?. (vs 9).  Porque temos esquecido de pedir a Deus o Dom de OPERAÇÕES DE MILAGRES, dom este que intervém nas leis da natureza, operação sobrenatural do Espírito Santo, trazendo realizações do impossível ao totalmente possível. (vs 10).

Não podemos esquecer de buscar o Dom da PROFECIA. Sabemos que não há mais profetas como no Antigo Testamento, mas quem busca ou possui este dom é para ser usado por Deus para transmitir o que Deus quer falar ou nos mostrar. Este Dom segundo 1 Coríntios 14:3, tem como propósito edificar, exortar e consolar; fugindo disto é proveniente da carne; ele é importante porque direciona também ao homem o que Deus que fazer (vs 11). Hoje temos muita confusão no meio do povo de Deus, muitos não sabem mais identificar se o que está acontecendo é de Deus, de Satanás ou do próprio homem. É nesse momento que o Dom de DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS entra, para discernir que tipo de espírito estÁ operando. (vs 10).

E por fim, não podemos esquecer de buscar o Dom de INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS (vs 10). Este dom capacita a pessoa que o possui a interpretar quem está falando em línguas. Esquecer de buscar ou exercer os Dons do Espírito Santo é uma falta grave no corpo de Cristo. Deus quer usar sua vida – então busque com amor, zelo, fervor os Dons do Espírito Santo. “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” 1 Coríntios 12:11.

Pr. André Costa Moraes


O texto acima será publicado no Boletim nº 1108, de 08/01/2017.

O Editor