Missionária Dione Fernandes – Dia da Missionária – 22/05

A Missionária Dione Fernandes da Silva é protagonista de uma linda e edificante história – na visão deste editor – pois, onde ela estiver inserida – seja como Missionária, Pastora, Preletora ou Pregadora – inevitavelmente haverá o Testemunho vibrante de quem já vivenciou no Brasil, e até fora dele, experiências miraculosas emanadas do trono de Deus, já há décadas – contadas com unção e, é claro – com muito humor e emoção.

A cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, tem desfrutado, há mais de um século (tudo começou no ano de 1901), de um riquíssimo legado Evangelístico deixado por memoráveis servos de Deus do pretérito, a exemplo do Pr. João Clímaco Ximenes. A Missionária Dione Fernandes é fruto dessa história.

Nascido em Camela – PE, em 25 de outubro de 1895, o Rev. Ximenes atuou desde o ano de 1927 até meados do ano de 1960 na Igreja Congregacional, situada na antiga Rua do Açude Novo – hoje, Rua 13 de Maio – no centro de Campina Grande – PB. Outro legado foi deixado pelo Rev. Raul de Sousa Costa. O Pr. Raul, além de Pastor da Igreja Congregacional, veio a ser Diretor e Professor da disciplina Educação, Moral e Cívica do antigo Ginásio Evangélico, que funcionava no prédio da citada Igreja na Rua 13 de Maio. Inclui-se nesta lista o Pr. Evangelista Gerson Barbosa de Menezes, que exerceu com excelência a tarefa de Evangelista no território nordestino. O Pr. Gerson Barbosa também pastoreou a 2ª Igreja Congregacional no Bairro Centenário – CG. Na ala feminina não se pode esquecer da Missionária Dorcas Barros – que exerceu sua Missão com o Dom de Profecia. A Missionária Dorcas Barros viajou por diversas cidades do território brasileiro levando a mensagem profética para a edificação de tantos quantos a ouviam em suas palestras. Todos os mencionados neste parágrafo encontram-se in memoriam – dentre outros diversos que por aqui passaram como os Pastores Pedro Bezerra e João Lucena.

Ainda como frutos desse brilhante pretérito Missionário, citamos o Pr. Alexandre Ximenes (filho do Pr. João Clímaco Ximenes) e a Missionária Dione Fernandes (filha da também Missionária Marta Fernandes), em cuja família nasceram médicos, educadores e pastores. O Pr. Alexandre Ximenes (hoje Bispo na Catedral da Reconciliação em Boa Viagem – PE) e a Missionária Dione Fernandes continuam atualmente pregando a Mensagem de Salvação do Evangelho de Cristo. Ele, com profundo conhecimento da Bíblia sagrada e intensa experiência pretérita. A Missionária Dione Fernandes, com uma cada vez maior e ascendente experiência de vida, já visitou diversos países levando uma mensagem evangelística com momentos de humor, de muita emoção, e profunda inspiração.

Até aqui levamos em conta apenas Pastores e Missionários Congregacionais. Outras igrejas como a Assembleia de Deus, Presbiteriana, Batista, dentre outras têm, em sua estrutura eclesiástica, especial atenção por Missões, que é a mola mestra que impulsiona a Propagação do Evangelho. Assim como a Congregacional, essas também estão espalhadas por todo o território brasileiro.

Essa abordagem Missionária nesta Postagem justifica-se, pois o recente dia 22 de maio de 2016 (um Domingo a noite) ficou marcado na História da Igreja Congregacional da Rua 13 de Maio por três relevantes acontecimentos, a saber:
1. Foi comemorado o Dia da Missionária Congregacional;
2. Foi realizado o Credenciamento da Missionária Juracy;
3. A Preletora da noite foi a Missionária Dione Fernandes.

O Culto

Aquele Culto noturno de domingo, 22/06, foi dirigido pela Miss. Rennê (esposa do Pr. Alexandro). Depois de suas palavras iniciais, ela passou a oportunidade ao Coral Robert Kalley, que cantou um hino (Vídeo 01).
A Miss. Rennê, em prosseguimento ao Culto, apresentou à igreja algumas Missionárias presentes. A seguir, passou a palavra ao Pastor Iran, para fazer uma oração (Vídeo 02).
O Grupo Restauração também participou do Culto, cantando alguns hinos com a congregação (Vídeo 03).
O Coral canção de Paz, com a oportunidade, cantou dois belos hinos: “Celebração” e outro que diz “Somos Um só corpo em Cristo” (Vídeo 04).

A Miss. Rennê cantou o hino “Amo o Senhor”, de Fernanda Brum (Vídeo 05). Logo a seguir, o Pr. Enilson fez uma oração (Vídeo 06) e passou a palavra para a Missionária Dione.

Dione Fernandes da SilvaA Missionária Dione Fernandes – como sempre – bem humorada, e com uma grandiosa bagagem de suas experiências pelas centenas de lugares por onde passou, contou um pouco daquilo que Deus realizou em sua vida, indo a lugares distantes a exemplo de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Sua meditação foi baseada no Salmo 126:5-6. Confira nos dois vídeos (Vídeos 07 e 08).

A missionária Dione lembrou os nomes das Missionárias que por esta igreja passaram, a saber: Lídia Almeida de Menezes (Seminário Betel Brasileiro), tendo esta sucedido a Miss. Ernestina e a Miss. Dóris; Missionária Georgina, que desempenhou seu trabalho Missionário às margens do rio São Francisco; Missionária Dorcas Barros – com o Dom de Profecia –“viajou pelo Brasil inteiro” – no dizer da Preletora da noite, Dione Fernandes. Ela citou ainda outras Missionárias que por aqui passaram: Rute de Sousa (“sempre com um lenço na mão quando ia pregar”),  Durvalina Barreto, (“passou pelo Betel Brasileiro, onde ocupou lugares importantes – indo depois para São Paulo, onde dirige um Seminário, além de pregar em vários lugares”), Dolores Amaral e Judite Amaral, a primeira “saiu da igreja belíssima e foi trabalhar com os índios”; Edileusa Veras, dedicada às mulheres; Juracy Quirino foi para Santa Terezinha – Distrito de Campina Grande, aprendeu a tocar teclado e a cantar “para que o culto fosse completo” e o trabalho ali cresceu… todas saíram desta igreja.

O último Ato deste Culto foi o Credenciamento da Missionária Juracy Quirino da Silva, realizado em nome da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB).

Veja, a seguir, Fotos deste Culto no Dia da Missionária Congregacional

Coral Robert Kalley - no Dia da Missionária - 22/05/2016

Veja, a seguir, Vídeos deste Culto Especial em 22/06/2016 (noite)

    

   

Outras Fotos deste Culto Especial

 

Assista, a seguir, na íntegra, a Pregação da Palavra com a Missionária Dione Fernandes

 

Com muito carinho, o Editor