“Construindo o LAR dentro da Casa”

Construindo o LAR dentro da Casa

“Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.” (Mateus 7:25).
Na busca de uma qualidade de vida melhor, nós procuramos meios para ter uma moradia melhor, ter aconchego, descanso e conforto dentro de nossas casas.
Quando temos condições, buscamos reparar os rebocos da parede, pintar, mudar o piso, ampliar cômodos, enfim, tentando melhorar o ambiente da nossa casa, sendo ela própria ou alugada.
img_3654O desconforto causado pelo mofo, pela infiltração, por uma parede caindo, é mínimo diante das provações familiares, da rebeldia de um filho, do descaso de um marido, da frieza da esposa, do abandono que o avô está sofrendo, do desprezo que a vovó está suportando e da possibilidade de um casal em se separar.
O desafio que enfrentamos hoje como família não é justamente reformar, comprar casas ou apartamentos, mas construir um Lar dentro delas.
Construir sua “casa em cima de uma Rocha” (Mateus 7.24) é justamente edificar seu Lar através dos princípios da Palavra de Deus, dos ensinamentos que Ela traz do que é ser “Marido e Esposa” (Efésios 5:22-33), que é ser “filho” (Efésios 6:1-2), do que é ser “vovó” e “vovô” (Tg. 2:2-8).

Não adianta sonhar com uma bela casa, com todos os móveis, com todos os eletrodomésticos, com carros na garagem, sem antes estruturar um lar, uma família que é realmente a conquista para preencher todos os cantos da casa. Não adianta comprar tudo, sem que o verdadeiro TUDO das nossas vidas não está presente: “DEUS”
Vivemos numa sociedade em que muitos dizem que a Família Tradicional acabou; que casamento não existe mais, que ter filhos é um peso. Sabemos que Deus não pensa assim.
Deus quem institui a família na terra criando “homem e mulher” (Gênesis 1:27), disse a eles, “cresçam, multipliquem, encham a terra” (Gênesis 1:28). Deixou escrito que “os filhos são herança do Senhor” (Salmos 127:3), que o mesmo deve “honrar seu pai e sua mãe” (Efésios 6:1-2).
A única forma da família prevalecer não é pensar em adquirir casa ou apartamento, mas dentro desta casa constituir uma família, pessoas que se amem, se respeitem que busquem a Deus, de um lar onde sua maior riqueza é o amor mútuo, a dedicação e a ação do Espírito Santo de Deus. “Família, é o único edifício que sua construção se inicia de Cima para baixo, de Deus para os homens.”

Pr. André Moraes

Texto Publicado no Boletim Semanal nº 1095, de 09/10/2016

O Editor