“A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO CARÁTER DO ADOLESCENTE.” – Palestra com a Psicóloga Elisama Santos (igreja local) – 18/05/2014

ADOLESCENTES em AÇÃO – “A Importância da Família na Formação do Caráter do Adolescente.” – c/ Elisama Santos – 18/05/2014

Dando prosseguimento à Programação do Mês da Família, A União dos Adolescentes Congregacionais recebeu, neste último Domingo, 18 de Maio/(EBD), a Psicóloga Elisama Santos (35), que apresentou o Tema : “A Importância da Família na Formação do Caráter do Adolescente”. Elisama é membro da Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande – Centro, e é integrante do Coral Canção de Paz. Sua voz é ‘contralto’. Ela também assume, sempre que necessário, a posição de Regente do Canção de Paz, o que faz muito bem, nos impedimentos da Regente titular Zilmar Andrade.

Demonstrando humildade e admitindo que, por ser humana, também se emociona com certa facilidade, a Psicóloga Elizama Santos justificou, em sua apresentação diante da Turma dos Adolescentes, o ‘porquê’ de estar com um lencinho nas mãos. A narrativa que ela haveria de trazer poderia torná-la propensa ao choro.

Em sua fala introdutória, tendo contado a história de uma personagem que vivenciou na Adolescência dramas Familiares marcantes, onde apresentou fatos verídicos, e utilizando-se sabiamente da 3ª pessoa na conjugação verbal, Elisama fez um relato que resultou naquilo que a língua portuguesa classifica de ‘narração-onisciente‘. 

Nota: narrador-onisciente conta a história em 3ª pessoa e, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. Ele conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que se passa no íntimo das personagens, conhece suas emoções e seus pensamentos.
Ele é capaz de revelar suas vozes interiores, seu fluxo de consciência, em 1ª pessoa. Quando isso acontece, o narrador faz uso do discurso indireto livre. Assim, o enredo se torna plenamente conhecido, os antecedentes das ações, suas entrelinhas, seus pressupostos, seu futuro e suas consequências.

A menina [da narrativa] foi educada em um lar Cristão “aparentemente estruturado” – disse ela… “- e essa menina foi crescendo e, ao longo dos anos, os pais foram ensinando a ela o que era certo e o que era errado“…onde o pai, “muitas noites, se ajoelhava com ela para ensiná-la a orar… seus pais traziam-na para a Escola Bíblica Dominical. Na pré-adolescência, já aos 10 anos de idade, os círculos de amiguinhos dentro e fora da igreja [o que é inevitável], levava essa menina a conhecer outras coisas próprias da Adolescência. A mãe daquela menina, como uma mãe Cristã, tentava orientá-la como sendo uma “Filha de Deus” que não deveria ir por qualquer caminho, o que levava aquela menina a ficar chateada, com raiva,… enfim, os pais daquela menina queriam seu bem.”

Aquela menina foi crescendo, chegou à Adolescência… continuou na igreja, foi crescendo em um Lar Cristão onde nunca viu uma discussão, nunca viu uma briga dos pais , nunca viu um desentendimento… até que, ao chegar aos 17 anos de idade, de repente, vê seu lar ruir, se desestruturando… e acontece a separação dos pais… Muitas interrogações surgiram na cabeça dela, porque ‘foi um castelo construído na mente dessa dessa menina’,… e não era fácil ela entender tudo o que aconteceu… porque ‘era tudo perfeito’.”

Após a narrativa, e bastante emocionada, a Psicóloga Elisama revelou ser essa menina, e que a história é verdadeira. Ela enfatiza o quanto foi importante aquela base Familiar construída por seus pais até os seus 17 anos de idade. Aquela base fundamentada em um lar onde seu pai a ensinava a orar e sua mãe lhe ensinou dando-lhe vários ‘nãos’, mostrando-lhe, assim, os limites de seu comportamento. “A base Familiar é que ajuda a construir a formação do caráter”… – disse ela.

Hoje, aos 35 anos, e com uma determinada carga de experiência adquirida em seu Lar de origem, e diante de determinados problemas, ela recorre a seu pai para “escutar um conselho, para chorar” – disse. Hoje casada, a Psicóloga ainda recorre à sua mãe que colabora com ela no dia-a-dia, quando necessário.

Utilizando-se de um projetor parecido com o que está à direita para dinamizar sua palestra sobre “A Importância da Família na Formação do Caráter do Adolescente”, Elisama mostrou um Vídeo que retrata os conflitos da vida, notadamente na fase da Adolescência. No Vídeo apresentado ela trouxe alguns destaques, dentre os quais: mostra um jovem que deixou seu lar e envolveu-se nas ‘drogas‘…, a mãe nas ‘ruas‘, os ‘amigos‘ se foram… ‘perdeu tudo‘… consumindo as ‘drogas nas ruas’… então ele vence, volta para casa, de onde nunca deveria ter saído… no caminho de volta ele reflete… e, de volta ao lar, amedrontado, envergonhado, o pai o ajuda e o acolhe, dentro do Lar.

Elisama abordou também sobre A Parábola do Filho Pródigo (Lc 15), fazendo lembrar os dramas e o infortúnio vividos por um jovem que havia decidido abandonar seu Lar para aventurar-se num ambiente externo que somente lhe trouxe infelicidades. Porém, o pai o recebeu com honras quando de sua volta. A base Familiar, mais uma vez, prevaleceu positivamente. 

A Psicóloga também definiu a palavra ‘caráter‘ como sendo “algo adquirido por hereditariedade, e sofre influência do ambiente; como exemplo, o gênio, o humor.”  Já a ‘personalidade‘ é o que determina a individualidade das pessoas; como exemplo, modo de ser, de agir, as preferências. Ela mostrou dois versículos que traz desde aseparação de seus pais, quando ela tinha 17 anos, e compartilhou: Sl 27:10“Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá”. Hb 13:5b “De maneira alguma te deixarei; nunca, jamais te abandonarei”.

Clareza e objetividade foi o que a Palestrante convidada procurou transmitir, e o fez com brilhantismo. Concluiu dizendo que a importância da base Familiar é significativa e que acompanha a pessoa do início ao fim de sua existência. Ela também colocou-se à disposição de todos para conversar, para aconselhar e para falar sobre Família.

 Veja Abaixo Fotos da Palestra sobre “A Importância da Família na Formação do Caráter do Adolescente.” – com a Psicóloga Elisama Santos

Veja Abaixo Imagens – Palestra do dia 18/05/2014

(Clique na Imagem para Ampliar)

Assista Abaixo Vídeo com a Palestra da Psicóloga Elisama Santos – dia 18/05/2014

______________________________________________ 1ª Parte

______________________________________________ 2ª Parte

Veja Abaixo outras Imagens – Palestra do dia 18/05/2015

(Clique na Imagem para Ampliar)

Veja Abaixo outras Imagens – Palestra do dia 18/05/2015

(Clique na Imagem para Ampliar)

___________________________________<>___________________________________

Confira Também: …


Tema: “Meu Lar:
Um Lugar Seguro”,
Com a Missionária
Nayra Cabral.


Tema: “Pai e Mãe: Um Amor Voluntário” ,
Com o Presbítero Esdras Vieira e esposa Isabel Albuquerque.

Com muito Carinho, O Editor.