“A Felicidade de um homem de Deus”

(1º Domingo de Fevereiro – Dia do Homem Congregacional)

O salmista se expressa no salmo 128 que “feliz é o homem que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos”. Essa felicidade pode ser vista na maneira como tal homem se relaciona com Deus nas diversas situações da vida.

Em primeiro lugar o verso 2 nos chama atenção para a relação com o trabalho. Embora a mulher tenha alcançado o seu papel com dignidade e respeito na sociedade, cabe ao homem um papel importante e inseparável na sustentação e manutenção do lar, tanto no âmbito social como psicológico. Trabalhar para o homem não envolve apenas pôr comida na mesa, mas satisfação pessoal nas conquistas estabelecidas por Deus no processo de parceria da construção cultural e social aqui na terra que começa no Gênesis.

O verso 3 nos traz uma segunda relação: a relação com a família. Aqui o homem encontra felicidade no aconchego do lar. Essa volta ao final de um dia ou depois de uma longa noite de trabalho se apresenta como renovo. Encontrar Videiras (Sinal de Alegria) e Brotos de Oliveiras (Sinal de Longevidade) aponta na direção de um crescimento progressivo e sadio expresso na forma de frutos que é a assinatura da aprovação de Deus.

Os versos 4º e 5º falam sobre ser abençoado desde “Sião” (Jerusalém, onde o templo se encontrava). Nessa relação o homem que teme ao Senhor envolve sua família também no serviço da adoração pública.

O salmo termina no verso 6 falando de um legado deixado por esse homem (os filhos dos seus filhos, v6). Não existe satisfação ou felicidade maior do que a certeza do trabalho terminado. Trabalho de toda uma vida que agora será perpetuado e continuado por nossos descendentes, gerando “Paz” sobre uma sociedade mergulhada na escuridão deste mundo.

Por isso louvado seja o Senhor nosso Deus, por ter nos presenteado homens assim – Congregacionais Valentes – que, mesmo diante das lutas da vida, não negam sua Fé. Homens simples, servos corajosos, pais, avós ou filhos, que na luta diária crescem dia-a-dia no temor do Senhor.

Que o seu exemplo de vida reflita em nosso dia-a-dia, e que cada um de nós possamos aprender com a sua bondade. Espero que, a cada ano, vocês adquiram novas forças e que continuem firmes e vencendo sempre.

Deus está do seu lado e terá sempre uma benção para te oferecer.

Parabéns aos Homens Congregacionais pelo seu dia!!!
Pr. Alexandro S. Felizardo (Superintendência da EBD)


O texto acima foi Publicado no Boletim Semanal, nº 1112, de 05/02/2017

O Editor