Coral Robert Reid Kalley – 89 Anos de Fundação – Entrevista, Fotos, Imagens

CORAL ROBERT KALLEY – UMA FRAÇÃO CONTÍNUA DE SUA HISTÓRIA (1925-2014)

Ao falar sobre a Sociedade Coral Robert Reid Kalley, da Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande – Centro, percebe-se, logo de início, dois fatores de precioso valor: ) – o próprio nome, inspirado no fundador do Congregacionalismo no BrasilRobert Kalley [1809/1888…]; ) – a data de sua fundação [14/04/1925], que o coloca como o primeiro Coral formado na cidade de Campina Grande. Assim sendo, o Robert Kalley é o primogênito, mais antigo Coral da cidadeRainha da Borborema“.

Sentimo-nos, portanto, no dever de reconhecer esses dois legados: seu nome Coral Robert Kalley sua Fundação numa terça-feira: 14 de Abril de 1925, …isso mesmo!… numa terça-feira, com o Coral entoando seu primeiro hino para Louvar ao SENHOR. Naquele memorável dia histórico, aquele Louvor ecoou pelo templo e ressoa até hoje, há 89 anos, exaltando ao Deus que tem mantido de pé os atuais REGENTES e CANTORES do Coral Robert Kalley. Deve-se à Srª. Frieda Briault, esposa do Missionário Harry Briault, a fundação do Coral.

Atualmente a mais antiga corista, a contralto Else de Sousa Silva lembra, com alegria, a data em que ingressou definitivamente no Coral: 31 de Dezembro de 1954, após 3 meses de ensaio. Com uma brilhante memória ela cita nomes de ex-cantores do Coral como os de Evaristo Vieira, Silas Soares, Miguel Bernardino (baixos), Irene Pereira (contralto), dentre outros. Cita os nomes de Regentes que já contribuíram com o Coral como Inácio Balbino de Barros; seu Correia [que trabalhava com Zeca Barbosa]; Jaime de Paula, Magno VieiraHermann Capiba, José Cavalcante e Geraldo Matias.

Outra veterana, a coralista Iracema Regis de Sousa (84) ingressou no Coral no início de janeiro ano de 1948, portanto quando tinha 18 anos de idade. Ela cita também a irmã Benedita Araújo (Zeza) como sendo uma das mais antigas integrantes do Coral. Lembrou do Regente Magno Vieira, que também cantou com a voz tenor. “Outra Coralista antiga, Josefa Tavares (irmã do Pr. Severino Tavares – Guarabira – PB), hoje encontra-se afastada por motivo de saúde” – disse a irmã Geruza Ferreira (membro da igreja) – época do Pastor e Professor de Educação Moral e Cívica, Raul de Sousa Costa; época da ex-coralista Dione Fernandes.

Com larga experiência em canto-coral, na atualidade, a soprano do Coral Robert Kalley Sônia Santos [também integrante do ‘Coro em Canto‘ da UFCG], em entrevista à TV Paraíba no ano de 2009, ocasião em que o Coral completava 85 Anos, disse que o Coral foi formadocom a proposta de Louvar e Enaltecer o nome do SENHOR. Na época havia 45 componentes, cujo tempo de participação de alguns coristas variava de 2 meses a 55 anos [como é o caso da contralto Else de Sousa]. “…São músicas variadas: Contemporâneas e Sacras de muitos anos” – disse ainda Sônia Santos.

Na mesma ocasião, o então Regente Geraldo Matias disse, na entrevista à TV Itararé, que o repertório do Coral é composto porhinos sacros são hinos muito belíssimos…  o Coral não tem tendência pra misturar aqui hinos, a não ser Sacros“. disse o então Regente Geraldo Matias

Recentemente o Coral Robert Kalley teve como Regente o Jovem Jeonai Nascimento. Jeonai também é Regente do Coro de Câmara de Campina Grande – PB.

Veja Abaixo algumas Imagens da História do Coral Robert Kalley 

Acima, o Convite para as Festividades em 2010. À esquerda, a Logomarca da Igreja e dos Patrocinadores do evento.

Veja Abaixo algumas Fotos Históricas do Coral

Nota do Editor: As imagens do Convite e fotos abaixo foram cedidas pela contralto Elizabeth Ponchet, a quem agradecemos)

(Clique na Imagem para Ampliar)

Assista abaixo a Reportagem veiculada pela TV Itararé, em 2009 – por ocasião dos 85 Anos do Coral Robert Kalley, com as entrevistas da soprano Sônia Santos e do Regente Geraldo Matias

Com Carinho, O Editor